top of page

Correntes d'Escritas

A sala Sarilho das Galerias Euracini2 promoveu o lançamento de três novos livros de renomados autores, este final de tarde, no âmbito do Correntes d'Escritas. As Aves não têm céu, de Ricardo Fonseca Mota, Os tempos do ódio, de Rosa Montero, e Harmonia, de Antonio Colinas, foram as obras apresentadas pelos respectivos escritores.


As aves não têm céu retrata a história de um homem ensombrado por um trágico acidente de viagem, do qual resulta a morte da sua filha. Perseguido pela culpa, o protagonista entra numa “espiral de luto e raiva”, que termina numa “insónia interminável”. As urgências de um hospital rapidamente se transformam no “lugar ideal para atravessar a noite, confortavelmente ignorado, mas não tão só”.


Ricardo Fonseca Mota explicou que as personagens do livro “movimentam-se entre zonas de transição”, uma reflexão que tem origem na sua própria “inquietação relativamente ao mundo tendencialmente fraturado em que nos encontramos”, cheio de muros e binómios, que exige ao individuo a “escolha constante de um lado”. (...)


ricardo fonseca mota_@gi da conceição_20

.Vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís 2015

.Semifinalista do Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa 2017

.Semifinalista do Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa 2021

.Vencedor do Prémio Ciranda 2021

bottom of page