top of page

Poemas e canções

"João Brandão Teatral Circus", um espectáculo de teatro de rua em co-produção com Trigo Limpo teatro ACERT, Companhia de Teatro Perro, Academia Artística do Município de Tábua e EPTOLIVA, com poemas e canções de Ricardo Fonseca Mota.


De Midões ao Bié, João Brandão atravessou a vida num passo ávido e apaixonado. Hábil no manuseio de bacamartes, punhais e clavinas, foi igualmente hábil com latim e galanteio. Nunca indiferente nem consensual, é hoje um homem maior do que a sua existência. João Brandão nasceu nas Beiras, como um presságio. Homem de margens, sagaz no precipício, confortável na trincheira, fez-se homem entre mundos: assassino e justiceiro, ladrão e santo, condenado e inocente, encarcerado e livre, mitológico e imperfeito, salteador e bandoleiro, herói e terrorista.


«Sinto-me só metade,

Meio segredo, meio degredo,

Meio sorte, meio morte.»


Este espetáculo revela-nos partes ainda desconhecidas da vida de João Brandão, mostrando de que forma a sua vida se cruza com outras de figuras da História Universal. Esta é uma epopeia fantástica de recolha e imaginação, porque a memória é uma ficção como outra qualquer.


«Como é verdadeiro

O falso bandoleiro»

ricardo fonseca mota_@gi da conceição_20

.Vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís 2015

.Semifinalista do Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa 2017

.Semifinalista do Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa 2021

.Vencedor do Prémio Ciranda 2021

bottom of page